Entenda o que é holding patrimonial e quais são suas vantagens

3 minutos para ler

A palavra holding é derivada do verbo em inglês “to hold”, que significa “controlar ou assegurar algo”. Sendo assim, esse termo refere-se a uma organização que apresenta a maior parte das ações de um determinado negócio. A finalidade é gerenciar os bens desses outros negócios, de forma que isso ajude a gestão deles e proporcione diversas vantagens tributárias.

Então, holding patrimonial refere-se a uma empresa que administra os bens de uma ou mais pessoas de um mesmo grupo. Logo, é uma empresa na qual um sócio de outro negócio pode integralizar seu capital de maneira que auxilie na tomada de decisões associadas a esses bens e possibilite vantagens fiscais.

Nesse sentido, continue a leitura e entenda o que é holding patrimonial e quais são suas vantagens!

Para quem uma holding patrimonial é indicada?

Uma gestão de bens próprios pode ser usada em qualquer tipo de atividade. Porém, ela pode ser vantajosa para determinadas obrigações. Uma delas é para investidores que realizam atividades de venda e locação de imóveis. Isso acontece por causa dos benefícios tributários que essa atividade apresenta na constituição desse modelo de negócio.

Como funciona a tributação em uma holding patrimonial?

Em relação às questões tributárias, a holding não se diferencia das demais empresas. Está sujeita aos tributos federais, como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, podendo ser tributada com base no Lucro Real ou Presumido. Além desses tributos, pode estar sujeita à incidência do Imposto sobre Serviços (ISSQN).

Esse modelo de holding pode proporcionar vantagens aos tributos de receitas auferidas referentes a aluguéis. Isso porque, ao invés de ser calculada com alíquota como se fosse pessoa física — que seria em torno de 28% —, será calculada com alíquota entre 11,33% e 16,33% — no caso de uma holding tributada pelo Lucro Presumido. Então, com isso, é possível que a rentabilidade da exploração de bens se torne mais elevada.

Quais são os benefícios de uma holding patrimonial?

Ao criar uma holding patrimonial, você conseguirá ter um conjunto de vantagens que não seriam possíveis no caso de o patrimônio estar em nome de uma pessoa física. Então, entre as principais vantagens podemos mencionar:

  • otimização dos gastos com tributos;
  • proteção do patrimônio;
  • eficiência no planejamento sucessório;
  • profissionalização da atuação dos sócios;
  • foco na atividade empresarial;
  • planejamento financeiro.

Importante destacar que a procura por este tipo de estrutura tem aumentado muito no decorrer dos anos, diante de todos os benefícios já elencados, devendo aqui ser destacada a proteção quanto aos danos ao patrimônio.

Assim, o empreendedor que deseja proteger seu patrimônio contra possíveis imprevistos e, além do mais, economizar com o pagamento de tributos, deve buscar maiores informações sobre o tema para analisar, de forma mais detalhada, se já é o momento possuir uma holding patrimonial.

Você também pode gostar

Deixe um comentário