Internet das Coisas: conheça suas maiores vantagens para empresas

4 minutos para ler

Muito provavelmente você já ouviu falar de Internet das Coisas (IoT), não é mesmo? E se não ouviu ainda, com certeza já fez uso dela, mesmo que não saiba. E sabe porque? Porque o conceito de IoT é justamente aplicar as funcionalidades da internet em objetos, máquinas, equipamentos e processos do cotidiano, possibilitando o controle de qualquer lugar do planeta.

Ela está presente em equipamentos vestíveis como óculos virtuais, pulseiras fitness para monitorar gasto calórico e frequência cardíaca, cintos de rastreamento GPS, porteiros eletrônicos acessíveis de qualquer parte do mundo, no monitoramento do tráfego em grandes cidades, nas casas inteligentes, entre tantas outras funcionalidades cotidianas.

Mas pasme: essas são apenas as funcionalidades mais simples da IoT. É incrível, não é? Agora imagine o impacto disso na ciência, na saúde, na indústria, na economia! É um “Novo Mundo” que já está transformando a vida de pessoas e negócios. O que torna imprescindível que as empresas estejam preparadas. Quer saber como? Vem com a gente!

O que muda nos negócios com o uso da Internet das Coisas (IoT)?

Muda tudo. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender que os incontáveis usos da IoT tendem a multiplicar a capacidade produtiva de empresas e indústrias, rompendo com um modelo econômico estabelecido há séculos e transformando modelos de negócios.

Isto porque a partir do seu estabelecimento, o ativo mais importante passa a ser a informação. Afinal, a conexão de milhões de dispositivos garante o registro, monitoramento e análise de dados capazes de fornecer novos insights, não apenas sobre o seu negócio ou seu cliente, mas, também, sobre o mercado em si.

Ou seja, empresas e corporações passam a contar com a disponibilidade de dados que aliados a sistemas analíticos e de Inteligência Artificial, que podem ter impacto real na tomada de decisões estratégicas, criando ou ampliando vantagens mercadológicas.

Imagino que agora que chegou até aqui, você já está se perguntando como a IoT pode transformar a sua empresa, não é? Continue a leitura que a gente já vai contar pra você!

Internet das coisas nas empresas: quais os ganhos?

Segurança da Informação

A indústria da segurança de informação já está em adaptação para esse novo tempo. Investindo em tecnologia, métodos e processos capazes de garantir maior segurança, sem ônus para eficiência ou agilidade. Assim, os dados da sua empresa e de seus clientes estarão mais seguros, seja em seus servidores ou na nuvem.

Gerenciamento de fluxos de tarefas

Em muitos negócios já é possível trabalhar de qualquer local com integração completa da equipe. Mas o advento da Internet das Coisas leva o gerenciamento de fluxos de tarefas para outro patamar. Vamos avançar do espaço da comunicação em rede, para automatização de tarefas e o uso de ferramentas inteligentes.

Otimização das operações

A Internet das Coisas, garante ao mesmo tempo redução dos gastos operacionais e do tempo de inatividade. Isso, porque ela realizada atividades que podem ir desde os alertas sobre férias vencidas de funcionários, prazo de validades de produtos em estoque até a necessidade de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos.

Ou seja, o que você leu até aqui ajuda você a ter uma ideia de como a tecnologia da Internet das Coisas é transformadora, não é mesmo? Agora conta pra gente o que você achou!

Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão de mais artigos sobre o tema!

Você também pode gostar

Deixe um comentário