Quais as principais etapas dos processos de M&A?

4 minutos para ler

A constante evolução dos negócios ocasionalmente aponta na direção da união de forças entre diferentes organizações. Em outros momentos, a estratégia pode indicar a aquisição de uma empresa concorrente. Essas situações dão origem aos processos de M&A.

As transações, capazes de ocorrer entre organizações em razão de variadas conjunturas, implicam a instituição de uma nova empresa ou apenas ocasionam a eliminação de uma.

Continue a leitura e conheça as principais etapas dos processos de M&A.

O que são fusões e aquisições?

Com vistas a obter melhores resultados no mercado, é comum a adoção da prática de união de empresas. A consolidação de negócios permite aumentar a competitividade, ampliar o universo de clientes e, desse modo, dispor de maior capacidade de geração de receitas. Necessariamente, haverá uma reestruturação societária.

Essa união se dá por meio do processo de M&A (Mergers & Acquisitions), ou seja, seguindo-se as etapas de fusão e de aquisição de negócios. Logo, fusões e aquisições constituem procedimentos que alteram a estrutura e a maneira de atuação de dois ou mais negócios, podendo fazer surgir uma nova sociedade.

Fusão de empresas

A fusão se dá quando duas ou mais empresas se unem em uma nova entidade, que nasce mais forte que as sociedades que lhe deram origem. Trata-se, portanto, da construção de uma nova organização, com a intenção de aproveitar o que cada uma tem de melhor.

Aquisição de empresa

A aquisição não constitui um acordo no interesse das empresas participadoras. Na verdade, consiste em um processo mediante o qual uma empresa compra a maioria das ações ou, por vezes, adquire o completo controle de outra, fazendo uso de transações monetárias no negócio.

Quais as diferenças entre fusão e aquisição?

Na operação de fusão de empresas, existe um movimento voluntário de duas ou mais organizações, que combinam unir suas forças em prol da criação de um novo negócio. Geralmente, a fusão envolve empresas de mesmo porte ou semelhante.

Na conclusão de uma fusão, tem-se uma terceira identidade: a da nova organização instaurada. Assim, as duas empresas que se fundem deixam de existir e formam uma nova, mantendo a força e os recursos de ambas que lhe deram origem.

Por sua vez, na aquisição, impera a força econômica de uma empresa, em um processo estratégico. Costumeiramente, essa transação envolve empresas de portes distintos.

Ao final do processo de aquisição, uma empresa (a que foi adquirida) deixa de existir. Diferentemente do processo de fusão, na aquisição não ocorre a formação de uma nova organização.

Quais as principais etapas do processo de M&A?

Um processo de M&A se dá por meio de etapas sucessivas, que permitem sua realização de maneira planejada, atendendo às estratégias envolvidas, a fim de que sejam alcançados os objetivos pretendidos. À vista disso, os diversos estágios da condução do processo de M&A podem ser assim relacionados:

  • fase inicial: onde o vendedor sai em busca de um comprador, havendo a elaboração de um acordo de confidencialidade ou NDA – Non Disclosure Act, caso alguém se interesse pela aquisição;
  • plano de execução: inicia-se com um diagnóstico e conclui-se com um planejamento da operação;
  • valuation: são utilizadas diferentes metodologias para identificar o valor das empresas envolvidas;
  • negociação: define-se o preço de consenso e o modo de pagamento; é comum um acordo de confidencialidade;
  • estruturação tributária e societária: define-se a estratégia para minimizar impostos e tributos envolvidos com a operação;
  • closing: elabora-se um contrato de compra e venda e sua assinatura; antes do fechamento do negócio, pode haver due diligence;
  • pós-transação: compreende diversas demandas de registros, alterações de contrato social, acordos de acionistas etc.

Como você pôde ver, os processos de M&A não são simples operações de compra e venda, mas negociações estratégicas, que necessitam ser bem planejadas e executadas com cuidado para que alcancem os resultados a que visam.

Entre em contato conosco e descubra o que um atendimento especializado consegue fazer por sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário