Spear phishing: saiba o que é e como se proteger

4 minutos para ler

O spear phishing é uma forma de ataque cibernético que cresceu consideravelmente nos últimos tempos e tem o objetivo de obter dados de empresas e usuários utilizando um ataque de e-mail altamente direcionado, de modo que os criminosos obtenham vantagens financeiras.

Os métodos de ação dos cibercriminosos costumam se adaptar com frequência às novas tecnologias, o que torna a profissionalização da invasão e a violação de dados corporativos uma realidade.

Se você deseja conhecer mais sobre spear phishing a fim de proteger a sua rede de computadores e a de sua empresa, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é spear phishing?

Como o spear phishing é um ataque direcionado, ou seja, trata-se de um trabalho focado e não somente um vírus que foi distribuído na rede em busca de alguma vítima. Em geral, o criminoso tenta se passar por uma pessoa de confiança ou cria uma narrativa para roubar informações com o objetivo de obter vantagens financeiras.

A prática mais utilizada de spear phishing é o envio de e-mails que parecem ser de uma fonte confiável, como uma empresa conhecida ou organização específica, para uma pessoa ou para um determinado grupo.

O principal objetivo do hacker é ter acesso a informações confiáveis e, com a evolução da tecnologia, ocorreu um aumento considerável na realização dessas atividades ilícitas de maneira profissional.

Diferenças entre spear phishing e whaling

O whaling é um ataque de phishing, no entanto, é direcionado a alvos relevantes, pois enquanto no spear phishing os ataques podem ser direcionados a qualquer pessoa, no whaling attack o objetivo é atingir uma pessoa específica que, em geral, é um membro da alta gerência de uma empresa, como CEO, CFO ou outros executivos, com o objetivo de acessar dados confidenciais ou dinheiro.

Como se proteger de spear phishing?

Agora que você já sabe o que é spear phishing e os seus riscos, veja as nossas dicas sobre proteção!

Crie uma política clara de segurança

Sempre que falamos em segurança da informação, devemos pensar que treinamento nunca é em excesso. Assim, o ideal é que os colaboradores de uma empresa tenham ciência da existência do spear phishing, além de entenderem o seu funcionamento, para tomarem as precauções necessárias, pois, assim, mesmo nos casos em o ataque é muito bem elaborado, ele não terá sucesso.

Ao conhecer a ameaça, é possível que todos tenham atitudes: como evitar a instalação de itens que não sejam provenientes de fontes confiáveis, não clicar em links duvidosos e se atentar a itens que pareçam suspeitos.

Realize atualizações constantes

O uso de equipamentos, antivírus e equipamentos são sempre imprescindíveis para a segurança da informação, uma vez que previnem que brechas que são conhecidas e já foram corrigidas sejam usadas pelos criminosos.

Utilize de ferramentas de avaliação de comportamento

As ferramentas de avaliação de comportamento são capazes de barrar o acesso a sites que o usuário nunca usou anteriormente a fim de verificar se ele deseja, de fato, acessar tal local. Essa atitude avalia possíveis golpes e evita o acesso a pontos com baixa reputação.

Agora que você já sabe o que é spear phishing, como ele funciona e como evitá-lo, coloque as nossas dicas em prática para que o ataque não atinja você ou a sua organização, pois o seu aparecimento quer dizer que as empresas devem repensar as suas ideias sobre proteção.

Se você se interessou pelo tema, continue a visita em nosso blog e veja o que você precisa saber sobre cyber segurança!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário